Frequentemente, pessoas com este transtorno podem apresentar os seguintes sintomas (DSM IV TR):
Deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou outras;
- Com frequência tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas;
- Com frequência parece não escutar quando lhe dirigem a palavra;
- Com frequência não segue instruções e não termina seus deveres escolares, tarefas domésticas ou deveres profissionais (não devido a comportamento de oposição ou incapacidade de compreender instruções);
- Com frequência tem dificuldade para organizar tarefas e atividades;
- Com frequência evita, antipatiza ou reluta a envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante (como tarefas escolares ou deveres de casa);
- Com frequência perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (por ex., brinquedos, tarefas escolares, lápis, livros ou outros materiais);
- É facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa;
- Com frequência apresenta esquecimento em atividades diárias;
Hiperatividade:
- Agita as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira;
- Abandona sua cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado;
- Corre ou escala em demasia, em situações nas quais isto é inapropriado (em adolescentes e adultos, pode estar limitado a sensações subjetivas de inquietação);
- Com frequência tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer;
- Está frequentemente "a mil" ou muitas vezes age como se estivesse "a todo vapor";
- Fala em demasia;
Impulsividade:
- Dá respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido completadas;
- Com frequência tem dificuldade para aguardar sua vez;
- Interrompe ou se mete em assuntos de outros (por ex., intromete-se em conversas ou brincadeiras).
Fonte: http://www.arianeramello.com.br/artigos/transtorno-de-deficit-de-atencao-e-hiperatividade-tdah