Avaliação Neuropsicológica

Avaliação Neuropsicológica

Avaliação Neuropsicológica

A Avaliação Neuropsicológica (AN) é uma avaliação minuciosa e objetiva das principais funções mentais: inteligência, atenção/funções executivas, memória, linguagem oral e escrita, raciocínio lógico, percepção visual, praxia, aspectos emocionais, etc. Para isto são utilizados testes cognitivos específicos, além de questionários e inventários aplicados por profissionais capacitados.

Aplica-se em crianças, adultos e idosos. Em crianças e adolescentes, auxilia na elucidação de alterações comportamentais, dificuldades de aprendizagem escolar, problemas de atenção, concentração, inabilidade para ler, escrever, ou fazer cálculos, entre outras. Também são comuns em todas as idades, quadros de traumatismos crânioencefálicos, quadros de PC (paralisia cerebral), epilepsia, transtornos de neurodesenvolvimento, déficits cognitivos pós lesões cerebrais. Nesses casos é indicada a Avaliação Neuropsicológica, que contribuirá na avaliação neurológica do paciente.

A Avaliação Neuropsicológica acontece num primeiro momento com uma consulta à família. Em seguida são agendadas as sessões de avaliação do paciente. Ao final, há a devolutiva dos resultados traçados num perfil neuropsicológico e as recomendações terapeuticas e educacionais.

Em 2004 o COnselho Federalde Psicologia reconheceu a Neuropsicologia como uma especialidade da Psicologia - Resolução CFP Número 002/2004.

Veja também

Acupuntura

Terapia Manual

Processamento Visual

Floral de Bach

Entre em contato

Nós ligaremos para você!